Sobre

História de um Bistrô

 por Simone Pelletti

A idéia de um Bistrô existe a muitos anos na cabeça da minha mãe, Laura, e meio que foi se solidificando e se ajustando com o tempo e com a experiência no Balneário Praia de Guaratiba, onde trabalhamos com alimentação a quase 20 anos. Acho que foi a mistura entre as áreas hoteleira, alimentícia e de construção que nos levou à concepção do Bistrô assim como ele é.

O nome Valentina é uma homenagem a Maria Valentina, minha primeira sobrinha, filha do meu irmão, primeira neta dos meus pais, resumindo: a princesa da família.

O Bistrô Valentina teve início em Guaratiba em 2012 e simplesmente aconteceu. Foi um sucesso com os turistas que nos visitaram, cuja grande maioria reside em Teixeira. Entre elogios e sugestões uma frase foi se repetindo e destacando: “vocês tem que montar um Bistrô assim em Teixeira.” Então em janeiro de 2013 decidimos abrir o Bistrô.

Ser em Teixeira de Freitas e em 2013 foram decisões de ultima hora, mas deram certo, mais do que esperávamos. Em poucos meses estávamos prontos e no dia 4 de Abril de 2013 o Bistrô Valentina foi inaugurado.

Basicamente partimos da idéia de oferecer um produto de primeira a um preço justo, em um ambiente fora da realidade teixeirense.

Já tínhamos toda a teoria e a pratica necessárias, mas tínhamos de achar a mão de obra capaz de vestir a camisa e de se tornar parte da família. Essa mão de obra caiu do céu.

Elisama, nossa chef de cozinha, é originária da região, mas morou muitos anos na Itália, aprendendo todos os segredos da culinária italiana e enriquecendo nossa cozinha com seu conhecimento.

Dilacy, nosso chef de sala, é de Belo Horizonte, mora em Teixeira a alguns anos e traz para o nosso Bistrô seu profissionalismo e sua excelência em atendimento: ele faz nossos clientes se sentirem em casa.

Juntando essas duas peças à experiência e à energia que minha mãe possui, fica fácil desenvolver o meu trabalho. Eu e minha mãe gerenciamos o Bistrô juntos, mas a chefona é ela e eu sou filho/escravo. Brincadeiras a parte, decidimos dividir a gerencia do Bistrô da seguinte forma: ela se preocupa com a parte dos alimentos, isso inclui estoque, controle de qualidade e muito amor na comida; eu fico por conta da parte financeira e sou responsável pelo bar e pela sala.

Montando esse quebra cabeça de pessoas e experiências chegamos ao produto final: o Bistrô Valentina.

Deixe um comentário